sábado, 31 de março de 2012

Stock Car, 1987

O último Desafio foi enviado pelo amigo Roberto Mantovani. O registro foi feito por ele mesmo, em Tarumã, 1987, durante os treinos para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car. O carro em questão era do piloto paulista José Carlos Dias, mais conhecido no meio automobilístico como "Zeca Salsicha". Quem matou a charada foi o amigo Fabiano Guimarães, que por várias vezes contribuiu com alguns registros por aqui também.

Bom, aquela foi a única aparição em Tarumã do Stock Car com a carroceria gigante feita pela CAIO Hidroplás, utilizada entre 1987 e 1989. A carroceria foi uma ideia da então Associação Nacional de Pilotos e Patrocinadores, liderada pelos pilotos Affonso Giaffone e Marcos Gracia. O objetivo era desassociar a imagem da Stock Car como uma categoria da Chevrolet, já que esta havia retirado o patrocínio no final de 1986. O carro era tão grande que, salvo engano, não cabia montado no box de Tarumã.

A prova em solo gaúcho, disputada no dia 15 de Novembro, foi completamente dominada por Fábio Sotto Mayor. Ele fez a pole position, a melhor volta (tempo de 1min14s318) e venceu seguido por Ingo Hoffmann, Zeca Giaffone, Adalberto Jardim e Átila Sipos.

Abaixo mais algumas imagens do acervo do Roberto Mantovani naquele final de semana.







Aproveitando, o Roberto enviou uma foto dele, próximo a uma Brasília de Rallye em Tarumã, 1975, quando ele tinha 13 anos. Alguém consegue identificar que Brasília era essa?


Valeu, Roberto!

Fonte das imagens: arquivo Roberto Mantovani.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Enchendo o grid das 12 Horas 2012

Dando sequência, hoje publico imagens dos carros de 2008 e que não apareceram mais.







Fonte das imagens: arquivo pessoal.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Enchendo o grid das 12 Horas 2012

Já que a enquete está discutindo ideias sobre encher o grid, que tal dar uma olhada nos carros que participaram das últimas 12 Horas e que não apareceram no grid da edição de 2011? Estou olhando apenas os carros. Há muitos pilotos que continuam participando, como é o caso da Família Andrade (BMW #70) e do Sérgio Sena (Gol #96), mas esses carros, assim como os demais devem estar encostados em alguma garagem e poderiam participar novamente. Hoje mostro os carros da edição 2007. Nos próximos dias mostrarei os de 2008 a 2010.













Fonte das imagens: arquivo pessoal.

domingo, 25 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

Campeonato Regional de Turismo, 1987

O Luiz Borgmann matou rápido a charada do último Desafio. O Uno #19 estacionado em frente aos antigos boxes de trás do Tarumã, era mesmo da dupla Alexandre Biazus e André Pasquale. O ano, conforme eu já havia informado era 1987 e a categoria era o Campeonato Regional de Turismo, que naquela temporada alinhava por volta de 40 carros por etapa.

O registro foi feito quando fui acompanhar um treino num sábado, lá por Agosto daquele ano. O grid era dividido em dois grupos e boa parte das imagens abaixo mostram o segundo grupo indo para o alinhamento. Acho que vocês conseguem identificar alguns dos carros e seus pilotos.







Fonte das imagens: arquivo pessoal.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Enquete no ar


Está no ar, meio atrasada, a segunda parte da enquete das 12 Horas de 2012. Neste segundo momento o foco é no grid, ou seja: como fazer para o grid voltar a ter entre 40 e 50 carros?

Boa parte das ideias, vieram dos comentários da turma que por aqui passa. Outras, de conversa com gente do meio e por aí vai. Teremos pouco mais de um mês para que todos possam votar e deixar sua opinião. Votem em quantas respostas quiserem. Seria bacana se a turma dos pilotos e das equipes passassem por aqui e participassem, afinal, essa enquete tem muito a ver com as necessidades deles para voltar a fazer das 12 Horas um grande espetáculo.

Conto com a participação de todos. A enquete está aí na barra do lado direito.

Mãos à obra!

Há 40 anos

Encotrei a família Hoerlle no último sábado, o Paulo, o Nelson (Tio Mestre) e o Guilherme. Acabamos falando do Petry, das corridas com os DKW's e por aí vai. E sobre aquela imagem do DKW #5, publicada há poucos dias, o "Paulinho" me comentou que aquele carro era dele, o mesmo com o qual ambos haviam corrido juntos algumas provas. Naquela prova em questão, os 500 km de Tarumã de 1972, Hoerlle correu no #88 em parceria com Roberto Giordani. Petry correu com César Ramos.

Nas imagens abaixo, aparecem também o Fusca #14 da dupla "Sapinho"/"Janjão" e o #73 dos irmãos Rosemberg.




Fonte das imagens: arquivo Francisco Souza, Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira e calendário Mahle - acervo Paulo Trevisan.

domingo, 18 de março de 2012

Desafio da Semana

A imagem aí abaixo tem tudo a ver com o Desafio da semana passada, afinal foi feita no mesmo lugar e no mesmo ano. Mas e os pilotos e a categoria vocês conseguem identificar?


Mãos à obra!

sábado, 17 de março de 2012

Macarronada nos pampas

O último Desafio gerou bastante discussão. Nem tanto em relação ao carro, mas sim em relação ao local. Era mesmo Tarumã, na época em que havia uma carreira de boxes para um carro cada, logo atrás dos principais. Esses boxes iniciavam junto da torre da entrada e seguiam até próximo da área onde ficava a antiga balança e o posto de abastecimento. Se não me engano foram destruídos no início dos anos 2000 e deram lugar aos carros de apoio das equipes que desde então conseguem ficar mais próximos dos boxes principais.

Falando em boxes de Tarumã, a turma deve estar sabendo de que os boxes da frente foram destruídos no início do ano para dar lugar a outros mais modernos, com capacidade para quatro carros cada. Quando houver novidades, informarei por aqui.

Bom, voltando ao carro, era mesmo um chassi Dallara, equipado com motor Alfa Romeu, da equipe de Gustavo Sommi. O registro fora feito e enviado pelo ex-kartista Roberto Mantovani com os seguintes dizeres: "naquele final de semana foi disputada uma etapa do Sulamericano de Fórmula 3 em Tarumã. No final do Domingo ví este carro dentro de um dos boxes, aqueles ao fundo. Como sempre fui muito interessado pela F3, fui ver do que se tratava e então um dos mecas do Gustavo Sommi se aproximou e disse que aquele carro seria testado no outro dia (???), Segunda-Feira, podes acreditar, alí mesmo em Tarumã! Achei legal um treino em dia posterior a corrida. Claro que não pude assistir ao treino. Mesmo trabalhando como bandeirinha nesta época, no outro dia tinha que trabalhar... Sobre o patrocínio no carro, lembro que dizia Cerâmica Zanon e Italpapelera (no aerofólio), pois ganhei inclusive uma camiseta do pessoal da equipe. Bons tempos aqueles..."

Pelo que consta o argentino Gustavo Sommi havia trazido um primeiro chassi Dallara 386, Alfa Romeu/Novamotor, que havia disputado o Campeonato Italiano em 1986. O moderno carro, que na época disputaria provas com os já ultrapassados Bertas, foi apresentado à imprensa argentina em Fevereiro de 1987. Sobre o carro reserva, que faria o treino após a prova de Tarumã, não sei se chegou a ser usado naquele mesmo ano.

Se aquela primeira temporada foi de adaptação do carro italiano às pistas da América do Sul, os anos seguintes viram um grande domínio do Dallara e da equipe de Sommi. Agora como chefe de equipe, conquistou simplesmente o bí-campeonato com Juan Carlos Giacchino em 1988 e Nestor Furlan em 1989.

Abaixo algumas imagens do carro quando foi apresentado e depois, o carro titular e o reserva na prova de Tarumã, em 1987.








Fonte das imagens: arquivo Roberto Mantovani, Aloísio Adib e revista Corsa.

domingo, 11 de março de 2012

sábado, 10 de março de 2012

Rui Menegaz

Fazia tempo que um Desafio ficava sem resposta. Acredito que o expert Paulo Peralta soubesse, mas preferiu deixar para para os outros responderem. O Larri foi preciso ao identificar o local, Passo Fundo, cidade onde mora. Ele inclusive identificou o colégio em construção, onde ele, anos mais tarde, viria a estudar.

Bom, a imagem, extraída do site Projeto Passo Fundo, me fora enviada pelo Martim Kim e mostrava o piloto de Passo Fundo Rui Menegaz, guiando um DKW na prova para estreantes em 1964. A falta de respostas ao Desafio pode ter sido em razão de Menegaz ter competido quase sempre com o #64, mas com um Simca ao invés do DKW. Neste mesmo site, há algumas outras imagens do Rui, mas uma é muito interessante e mostra o piloto competindo com uma Pick-up Ford em uma prova de 5 milhas.

Essas e todas as demais imagens, fazem parte do acervo do próprio Rui Menegaz, acervo este que hoje está todo nas mãos do guardião da memória do automobilismo gaúcho e brasileiro, Paulo Trevisan.

Sei pouco sobre os feitos do Rui Menegaz, mas tenho certeza de que aqueles que por aqui passam, poderão contribuir com mais informações.





Fonte das imagens: site Projeto Passo Fundo, do arquivo de Rui Menegaz, enviadas por Martim Kim.