sábado, 1 de fevereiro de 2014

Circuito do Cassino - 1965

O clima aqui na região vem pedindo uma praia e foi nesse embalo que publiquei a imagem do último Desafio. Somente após a publicação é que me dei conta de que aquela mesma imagem da prova no Cassino em 1965 já havia sido mostrada aqui mesmo, num post do dia 27 de Setembro de 2008.

Os clicks pertencem ao acervo do Eurico Estima e me foram enviados pelo Fernando Esbroglio. Seguem alguns comentários feitos por eles na ocasião do antigo post.

"Vejam só o improviso! Nada de macacão, isolamento do público... nada. E ninguém se machucava. Também... a velocidade na areia fofa devia ser... pouca! Nada tinha 80 HPs, talvez o Jaguar." Fernando Esbroglio.

"Fizemos na época talvez três corridas em anos diferentes. Duas "vai e vem" (a praia do Cassino é muito larga) e uma que seguia pela beira da praia para o norte (mar na direita), fazia um 180º, voltava, depois dobrava à direita passando entre os cômoros dobrando novamente à esquerda por trás dos cômoros e fazendo novamente um grande 180º retornando à beira da praia. As provas de "vai e vem" tinham talvez 1,5 km em cada perna e eram demarcadas em seus extremos por duas balizas. Como iam abrindo buracos no "harpin", passadas algumas voltas nós reduziamos a písta em alguns metros!!! Alem do Catharino Andreatta, Breno Fornari, José Madrid (participou talvez de todas, pois veraneava no Cassino), Henrique Iwers, participaram também o Valter DalZotto (de Simca), possivelmente o Karl Iwers e outros que vou lembrar." Eurico Estima.

"Eu fui com o meu DKW e o Sr. Iwers acompanhar o Henrique nesta corrida. Eu queria estrear com o meu DKW, mas o Sr. Iwers não deixou porque meu carro tinha freio a disco e ele disse que entraria areia nas pinças. Teria sido minha primeira corrida. Acabei gravando os sons numa fitinha de rolo e me lembro que depois fui na casa do Vitório no Cassino e ouvimos juntos." Jan Balder.

Não sei por que, mas deu vontade de ir para a praia...









 Fonte das imagens: arquivo Eurico Estima.

2 comentários:

fernando Nana disse...

O jaguar do Helmut eu conheci

fernando Nana disse...

O jaguar do Helmut eu conheci